Mel – Uma alternativa saudável ao açúcar refinado

Imagem Freepik
Graças às abelhas e seu árduo trabalho de polinização, o mel é produzido. Ele provém do néctar das flores, juntamente com as excreções desses insetos.
O açúcar refinado, o tipo de adoçante mais utilizado pelos brasileiros, está presente na maioria das receitas, como bolos e tortas, e também em diversos tipos de bebidas, como refrigerantes e sucos. Quando não se tem diabetes, a maioria das pessoas acaba não prestando atenção na quantidade de prejuízos à saúde que o açúcar industrializado pode trazer.
Ele pode desregular a pressão arterial, aumentar o índice glicêmico do sangue, contribuir para o aumento do peso, causar cáries nos dentes, além de ser bastante calórico. À longo prazo, o açúcar pode trazer danos irreversíveis à memória, ajudar a desenvolver problemas cardíacos, e, obviamente, contribuir para o aparecimento de diabetes.
Muito se discute sobre aumentar a qualidade de vida e longevidade da população, mudando o estilo de vida, substituindo alimentos industrializados por alimentos completamente naturais. E, uma das melhores alternativas ao açúcar e adoçantes industrializados, é o Mel.
Propriedades do Mel
Sabia que o mel é utilizado para fortalecer o sistema imunológico? Ele possui ação antimicrobiana e antibacteriana, e pode ajudar no tratamento de infecções do trato respiratório. Ele também pode diminuir os riscos de infecção urinária, e também auxiliar na manutenção da atividade intestinal, sendo um ótimo aliado às pessoas que sofrem com prisão de ventre, podendo ajudar na prevenção de diarreias e constipações.
Também possui ação antioxidante, isto é, possui propriedades que ajudam a combater os radicais livres (que são responsáveis pelo envelhecimento celular), previvindo doenças como o Mal de Alzheimer, câncer, doenças cardiovasculares, entre outras, e também ajuda na manutenção da saúde da pele.
Por estimular a produção de serotonina, o mel contribui para o relaxamento e redução do stress. E, por possuir carboidratos, é um alimento que fornece bastante energia para o organismo.
Cuidados
Por ser um alimento natural, ele possui inúmeras qualidades. Mas, isso não significa que ele também não tenha contraindicações.
O mel é quase tão calórico quanto o açúcar, podendo causar ganho de peso. Portanto, deve-se prestar atenção à quantidade ingerida. Consumir grandes quantidades de mel podem aumentar rapidamente o índice glicêmico do sangue. E, também não deve ser consumido por crianças menores de um ano de idade, e pessoas que são portadoras de diabetes. Consulte o seu médico ou nutricionista para saber mais informações.
Como consumir
O mel pode ser utilizado para adoçar receitas, no lugar do açúcar. Experimente usá-lo em bolos, tortas e biscoitos. Você também pode consumi-lo com pães, torradas, em chás de diversos tipos, até mesmo naquela receita da vovó para curar a dor de garganta. Você poderá adoçar sucos, misturá-lo para deixar uma salada de frutas mais saborosa, e também poderá usá-lo para completar um café da manhã com panquecas. Use sua criatividade.