Apartamentos com horta: qualidade do ar e harmonia para o seu lar
Ter uma horta em casa é sinônimo de qualidade de vida, o olhar se torna um incentivo para um consumo maior de vegetais e garante hortaliças livres de agrotóxicos; sem falar da paixão e terapia existentes no cultivo.
Com a verticalização de centros urbanos, idealizar o cultivo em casa ficou cada vez mais complexo, posto que diversas famílias passaram a morar em apartamentos, isentos de quintais, varandas e afins. O prazer de plantar, cuidar e colher frutos passou a ocupar um lugar de saudade.
A partir de uma preocupação com a sustentabilidade e qualidade de vida em cidades grandes, inúmeros projetos arquitetônicos sustentáveis foram desenvolvidos e implantados, como é o caso das florestas verticais e sacadas de apartamentos agraciados com plantas e árvores. Variações do projeto permitem a inclusão de hortas em espaços pequenos.
O cultivo de uma horta em casa tende a trazer diversos benefícios, como o já mencionado consumo de vegetais naturais e cultivados por você e sua família. Há também a redução de despesas de mercado; dá pra educar e brincar com as crianças, além de plantas e variantes serem um trunfo da decoração, acrescendo vida e alegria aos ambientes.
Se sua dúvida era como criar uma horta no seu apartamento ou em espaços pequenos, ela acaba de ser sanada! Para sucesso no plantio e duração da horta, é preciso se atentar a alguns fatores, acompanhe:
Raios de sol
A horta deve receber ao menos quatro horas de sol por dia. É fundamental para o crescimento e manutenção das hortaliças.
Vasos
Prefira vasos com furos e dê atenção à profundidade do vaso, posto que as raízes precisam de espaço para crescer.
Dica: Um vaso de 7 a 15 centímetros de profundidade comporta bem o plantio de quase todos os tipos de ervas e temperos.
Terra
É da terra que saem os nutrientes para que suas plantas cresçam saudáveis. Ela deve ser esponjosa para permitir a entrada de oxigênio e conservar uma boa umidade.
Brotos
É preciso cuidado com as raízes dos brotos, que podem ser danificadas no momento do plantio. Faça grandes buracos na terra quando for colocar os brotos, pressione suavemente o substrato ao redor da planta e regue com água.
Água
Como nem todas as plantas carecem da mesma quantidade de água, atente-se sempre às suas escolhas de plantio. Para apartamentos, o ideal é que a rega aconteça no início do dia ou ao final da tarde, evitando que o calor do dia faça a água evaporar facilmente.
Adubação
As plantas retiram nutrientes do solo, logo, à medida em que são colhidas, o adubo deve ser retocado para que novas plantas, ou as que ainda não foram colhidas, possam crescer com saúde!
Inimigos e aliados
É importante verificar as visitas que suas plantas recebem. Pulgões são um mau sinal, por exemplo, porque são parasitas que podem destruir sua horta. Já abelhas e joaninhas são grandes aliadas.
Agora que você já sabe como proceder, que tal alegrar seu cantinho, sua casa e apartamento?! A qualidade de vida aumenta e seu lar fica ainda mais harmonioso!