Romã – Conheça os segredos da fruta
A Romã é uma fruta de sabor doce, deliciosa, nativa do Oriente Médio, que, por suas inúmeras qualidades, acabou sendo espalhada por vários lugares do mundo – inclusive no Brasil.
A fruta é famosa por proporcionar diversos benefícios à saúde, e também por suas funções medicinais. Em tempos antigos, as pessoas consideravam a fruta um símbolo de vida e prosperidade, e foi tão amada que os Egípcios esculpiam a sua forma em tumbas de Faraós, e também chegou a ser mencionada várias vezes no Antigo Testamento da Bíblia Cristã.
Benefícios
É uma fonte rica em antioxidantes, substâncias responsáveis por ajudar o organismo a combater os radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento celular e doenças de diversos tipos, como cardiovasculares e câncer.
Em sua composição estão presentes nutrientes – como vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, ferro, zinco e etc – que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a manutenção da saúde dos olhos, além de ajudar a combater pressão e colesterol alto, anemia e diabetes.
Uma das “receitas da vovó” que foram muito utilizadas antigamente, era o chá de romã, porque diziam que a fruta fazia bem para doenças do trato respiratório. E, sim, um dos benefícios do Romã é tratar resfriados, gripes e inflamações na garganta, pois possui uma forte função anti-inflamatória. Não somente o chá, é claro, mas o simples ato de comer as sementes da fruta podem ajudar a aliviar os sintomas.
E, além de tudo isso, a fruta também pode ser uma ótima aliada na hora da digestão, ajudando a reduzir inflamações no intestino.
Receita de Chá de Romã com Canela
Ingredientes:
- 1,5 litros de água potável;
- 4 colheres (sopa) de mel;
- 2 paus de canela;
- 3 cravos da Índia;
- 4 Romãs bem maduras.
Preparo:
Pegue as romãs, remova as sementes e reserve. Em um copo de ferver, misture a água com a casca da romã (sem a parte branca, que é a polpa), a canela e o cravo da Índia e deixe ferver.
Após isso, desligue o fogo e filtre o chá com a ajuda de um coador, retirando as cascas, a canela e os cravos da Índia. Então, adicione o Mel, e misture ao chá as sementes da romã. Sirva-se.