Roseiras – Entenda mais sobre essas plantas
As Rosas – por inúmeras razões – são consideradas uma das flores mais belas do mundo. E, claro, é quase impossível discordar. Elas possuem uma beleza incomparável, um perfume suave e cores bem vivas, que as transformam não somente em flores belas, mas também em flores poéticas.
São flores muito românticas, e, pelo mundo inteiro, pessoas são presenteadas com buquês de rosas em ocasiões especiais.
Seu cheiro é tão amado que, geralmente, suas pétalas são usadas para compor fragrâncias de perfumes, adicionando suavidade ao cheiro e tornando a experiência olfativa muito agradável. Além de fazer parte da composição de perfumes, há também maneiras de extrair o óleo das rosas – o mais conhecido é o Óleo de Rosa Mosqueta, que tem um aroma incrível e seu uso traz diversos benefícios à pele e cabelos.
Também – uma curiosidade muito interessante – as pétalas das rosas são comestíveis! e, inclusive, existem receitas que ensinam a preparar chás deliciosos.
É claro que essas flores são bastante amadas e admiradas. Começou a ser cultivada pela humanidade há séculos atrás, e, ao que parece, a cada dia que se passa são amadas sempre mais.
Tipos de Roseiras
Ao longo dos séculos e da evolução natural dessas plantas, foram surgindo vários tipos de rosas, que podem ser classificados em 5 grandes grupos:
Roseiras-Bravas: São plantas adaptadas a invernos rigorosos, e a ambientes onde não existem muitos nutrientes disponíveis no solo. Essa foi a planta que originou todas as outras roseiras. Geralmente, floresce uma vez por ano, e também apresenta frutos muito bonitos. Em jardins, podem crescer como arbustos ou como trepadeiras, e diferentemente das roseiras que todos estão acostumados, as flores da Roseira-Brava apresenta apenas 5 pétalas.
Roseira-Arbustiva: Por apresentar flores pequenas, é bastante parecida com a flor da Roseira-Brava. Podem crescer até 2 metros de altura, e sua floração pode acontecer durante todas as estações do ano.
Roseira-Trepadeira: Existem dois tipos dessa roseira. A primeira chama-se Climber – do inglês, “escalador” – possui um crescimento vertical, e trepa sem auxílio, por possuir ramos rígidos, e pode crescer até 6 metros de altura. A segunda chama-se Rambler – do inglês, “andarilho” – que cresce de forma “rastejante”, próxima ao chão, com ramos flexíveis e finos, precisando de apoio para trepar. A Climber flora durante o ano inteiro, em contraste com a Rambler que flora apenas uma vez.
Roseira-de-Canteiro: São características por apresentarem flores grandes que aparecem durante todas as estações do ano. Dentro deste grupo, destacam-se as Roseiras-Chá, Roseiras-Floribundas e as Mini-Roseiras.
Roseiras-Rugosas: Seu crescimento geralmente se apresenta de forma rastejante, e elas são características por cobrirem o chão, e podem florescer frequentemente.
Como Cultivar:
As roseiras não são adeptas ao solo úmido, pois, a umidade pode acarretar no surgimento de doenças que apodrecem as suas raízes. Portanto, uma dica interessante é regar a planta ao meio-dia, pois, diferentemente de outras plantas, ela poderá aproveitar a água mais rapidamente e passar o restante do dia com as raízes secas.
Para que as flores prosperem em beleza e quantidade, é importante que se utilizem substratos específicos para o plantio de Roseiras. Consulte uma loja especialista em plantas e saiba qual é o melhor adubo para seu tipo de roseira.
É importante também que podas sejam frequentes, para eliminar flores, galhos e folhas secas, pois, eles atraem parasitas e microrganismos que podem adoecer a planta.
Há também a poda anual. As roseiras que florescem durante o ano todo, em algum momento entrarão no que se chama “período de dormência”, onde elas pararão de produzir flores. É neste momento que deve acontecer a poda, que, diferentemente da poda para eliminar excesso de matéria orgânica, demanda que se corte quase toda a extensão da planta.
Você deverá utilizar uma tesoura específica e devidamente higienizada, e , a partir da raiz, você contará 6 nós e cortará tudo que estiver acima disso. Você pode sentir pena ao fazer isso, mas, isso estimulará a produção de galhos mais saudáveis e também o nascimento de flores mais bonitas, e a planta prosperará.
Para ter roseiras bonitas, você deve saber que deverá destinar grande parte de sua atenção a ela. Como no cultivo de outras plantas, é necessário doar tempo, amor e carinho, e assim, as plantas lhe retribuirão com beleza, saúde e vivacidade. É um trabalho que deve pertencer não somente à sua vida, mas também ao seu estilo de vida. Se você entende isso, provavelmente, já entendeu qual é a essência do hábito de cultivar flores e plantas.